Tróia

Título Original:Troy
Gênero:Aventura
Lançamento:2004
Direção: Wolfgang Petersen
Roteiro:David Benioff, baseado em poema de Homero
Música:James Horner
Fotografia:Roger Pratt
Direção de Arte:Julian Ashby, Jon Billington,
Andy Nicholson e Adam O'Neill
Efeitos Especiais: Cinesite Ltd. / Framestore CFC / Lola/
The Moving Picture Company
 

Elenco

Brad Pitt - Aquiles
Eric Bana - Hector
Orlando Bloom - Paris
Diane Kruger - Helena
Sean Bean - Odysseus
Peter O'Toole - Priam
Brendan Gleeson - Menelaus
Saffron Burrows - Andromache
Rose Byrne - Briseis
Julie Christie - Thetis
Garreth Hedlund - Patroclus
Vincent Regan - Eudorus
Brian Cox - Agamenon
James Cosmo - General Glaucus

 

 

Ao longo do tempo, os homens travaram guerras. Uns pelo poder, outros pela gloria, outros pela honra - e alguns por amor.
Na Grécia Antiga, a paixão de um dos casais mais lendários da História, Páris, príncipe de Tróia  e Helena, rainha de Esparta, desencadeia uma guerra que irá devastar uma civilização.

 

 

Páris rouba Helena de seu marido, o rei Menelau de Esparta, e este é um insulto que não pode ser tolerado. A honra da família determina que uma afronta a Menelau seja considerada uma afronta a seu irmão Agamenon, o poderoso rei de Micenas, que logo une todas as polis da Grécia para trazer Helena de volta, em defesa da honra do irmão.

 

 

Na verdade, a busca de Agamenon por honra é suplantada por sua ganância - ele precisa controlar Tróia para garantir a supremacia de seu vasto império. A cidade cercada de muralhas, comandada pelo rei Príamo e defendida pelo poderoso príncipe Heitor, é uma fortaleza que nenhum exército jamais conseguiu invadir. A chave da derrota ou da vitória sobre Tróia é um único homem: Aquiles, tido como o maior guerreiro vivo.

 

 

 

Arrogante, rebelde e aparentemente invencível, Aquiles não tem lealdade a nada nem a ninguém, a não ser à sua própria glória. É sua sede insaciável pelo eterno reconhecimento que o leva a atacar os portões de Tróia sob a bandeira de Agamenon - mas será o amor que acabará por decidir seu destino.

 

 

 

Dois mundos entrarão em guerra por honra e poder. Milhares perecerão em busca de gloria. E, por amor, uma nação será reduzida a cinzas.

Fonte: Divulgação da Warner Bros.

 

 

 

CONTEXTO HISTÓRICO

Segundo arqueólogos, Tróia ou Ílion, como era conhecida, existiu de 2.250 a.C. até aproximadamente 1250 a.C., quando foi destruída pelos gregos. Localizava-se na colina Hissarlik na Turquia. O motivo ao certo, não se sabe. Alguns historiadores acreditam que a Guerra de Tróia, ocorreu pelo interesse nos tesouros do Rei “Priamo”, mas supõe-se que a cobrança de tributos aos barcos que vinham do Negro em direção à Grécia, também pode ter sido uma das causas.

Segundo a Lenda, Helena (a mulher mais linda do mundo que era filha de Zeus com a Rainha Leda de “Esparta”), era casada com Menelau (Rei de Esparta). Numa dessas reuniões imperiais, conheceu Páris (Príncipe de Tróia) e se apaixonou por ele, fugindo com o amante, abandonou seu marido que ficou furioso.

Menelau, traído, reuniu os ex-pretendentes de sua esposa que haviam prometido sempre protegê-la e resolveu atacar Tróia, numa aventura que durou dez anos, custando a vida de vários guerreiros famosos da história, como Pátroclo, Ajax, Heitor, Aquiles, Ulisses, Príamo, Agamenon e Páris. A história é repleta de fatos isolados provocados pela ira dos Deuses e Deusas que facilitavam e ao mesmo tempo, dificultavam o acesso à Tróia, segundo os seus interesses. Muitos navios foram destruídos, diminuindo a quantidade de soldados.

Os homens ficaram durante anos, acampados nas proximidades de Tróia esperando o melhor momento para o ataque. Após várias tentativas sem sucesso, Odisseu (Ulisses), que era um estrategista, deu a idéia de oferecer ao Rei um presente. Um gigantesco cavalo de madeira que passaria pelos portões de Tróia. O Rei baixou sua guarda e recebeu o Cavalo sem saber, que no seu interior, estavam os soldados prontos para o ataque. Durante a madrugada, os soldados saíram do seu interior e abriram as portas do reino para os demais soldados prontos para
destruir Tróia.

E foi assim que os “Aqueus” (antigos gregos), venceram os Troianos. Helena foi recuperada pelo marido e levada de volta a Tróia, onde permaneceu até o final dos seus dias.

Esta história se popularizou através dos poemas épicos atribuídos a Homero - Ilíada e Odisséia. Segundo a tradição histórica e literária, Homero teria vivido por volta do século VIII a.C. e referia-se em seus poemas épicos a episódios que teriam ocorrido cerca de 400 anos antes, por volta do século XII a.C.

Fonte: InfoEscola

 

 

 

 

Imagens: Site: http://troymovie.warnerbros.com
Textos: Divulgação da Warner Bros / InfoEscola
Wav: Tema do Filme - 3200 Years Ag

 

 

 

 

Voltar